Mesmo com o feriado antecipado que começa na próxima segunda (29) e vai até quinta-feira (1) – na sexta-feira (2) já é o feriado da sexta-feira Santa – as agências bancárias vão abrir. Porém a orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é dar prioridade para o atendimento virtual.
Os clientes só devem ir à agência para atendimento presencial em casos considerados “extremos”, e somente após triagem nas agências. Os bancos recomendam que os clientes concentrem ao máximo as atividades bancárias pelos aplicativos de celulares e internet banking, além dos caixas de autoatendimento e caixas 24 horas. A recomendação para que os usuários não procurem as agências físicas faz parte da proposta da Febraban para reduzir a circulação de pessoas nos locais e evitar a contaminação pelo coronavírus.
A entidade diz que haverá atendimento presencial em “caráter excepcional”. “Haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos”, afirma a Febraban em nota.
A antecipação dos feriados não significa adiamento dos pagamentos previstos nessas datas. Segundo a Febraban, os bancos não podem alterar as datas pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e normas do Banco Central, que prevê um calendário de feriados no começo do ano.
Agora se o cliente precisa ir à agencia, a recomendação é que entre em contato com a Central de Atendimento do banco e tente resolver o problema por telefone ou internet. O próprio serviço de apoio ao cliente dará orientações sobre como proceder caso o problema não possa ser resolvido dessa forma.