O trabalho da Secretaria municipal de Ação e Desenvolvimento Social é especializado e constante, através dos CRAS, CREAS, Centro POP, Centro Dia do Idoso, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e Albergue Municipal.
Nesse mês de janeiro a prefeitura divulgou que foram feitos 328 atendimentos de assistência em apenas dois locais de referência, o CREAS e o Centro POP.
No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) são oferecidos serviços com o objetivo de acolher, orientar e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo os vínculos familiares e comunitários. No mês passado, dos 8 serviços que são ofertados pelo CREAS, sete foram utilizados pelos munícipes. Com prontidão do serviço municipal, os serviços mais requisitados no primeiro mês de 2021 foram encaminhamentos (137), orientações diversas (60), visitas domiciliares (26), atendimento social (25), encerramento de processos (24), elaboração de relatórios (12) e atendimento psicossocial (9), totalizando os 198 atendimentos de janeiro.
Alguns exemplos de direitos violados ou ameaçados são o abandono, abuso sexual, violência física e/ou psicológica contra mulheres, idosos ou crianças e o afastamento do convívio familiar que evidencia rompimento ou fragilização desses vínculos.
O que é ofertado no CREAS é diferente do que é disponibilizado aos usuários atendidos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), onde os indivíduos se encontram em uma situação de risco e vulnerabilidade, mas ainda com vínculos familiares preservados.
No Centro POP – Já o Centro Pop oferece atendimento para pessoas em situações de rua, e em janeiro realizou 130 atendimentos psicossociais e 154 abordagens nas ruas de Bragança Paulista. Além desses serviços, a unidade também ofereceu higiene pessoal e café da manhã para 93 pessoas e fez a identificação de outras 15 que vivem nesta situação de vulnerabilidade social.
Mais 16 pessoas foram encaminhadas para as áreas de saúde, documentação, trabalho e outros, e mais 12 para o Albergue Maranata. O Centro Pop pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua ou trazido ao Serviço Especializado em Abordagem Social, que vai buscar as pessoas nas ruas.
Obrigatoriamente, o Centro Pop, realiza atendimentos individuais e coletivos, deve ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e representar um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
Os serviços ofertados pela unidade são atendimentos psicossocial, encaminhamentos a tratamentos de saúde, ao CAPS AD, ao PAT, segunda via de documentos, passagens para retorno ao município de origem, além de alimentação, roupas e banho.
O CREAS fica na Rua Dr. José H. Pereira Guimarães, 64, Lavapés. O telefone para contato e receber denúncias é o 4603-1549 ou 4033-0300.
E o Centro Pop está localizado na Av. Dr. Adriano Marrey Jr. nº 967, Penha. O telefone de contato é (11) 4032-6400.