Acompanhado do deputado Edmir Chedid e do vice-prefeito Prof. Amauri Sodré, o Secretário de Estado de Habitação, Flávio Amary, esteve em visita às obras de construção das 28 moradias do Programa Vida Longa, no Jardim Vista Alegre.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a Secretaria da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e a Prefeitura de Bragança Paulista.
O condomínio foi especialmente projetado para idosos com renda de até dois salários mínimos. A previsão é que o residencial esteja concluído em dezembro deste ano.
Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal. Os conjuntos têm até 28 casas de 28 m² de área útil cada, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Para promover maior socialização dos moradores, os residenciais possuirão espaços comuns para convivência e lazer, salão de convívio com refeitório e área para assistir televisão, área com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo. Este é o primeiro empreendimento construído em Bragança Paulista com sistema de energia fotovoltaico.
As casas estão sendo construídas na Rua Miguel Gomes de Oliveira, no Jardim Vista Alegre. “Visitamos aqui recentemente o terreno, no início do projeto e hoje vemos as casas com telhado. Ou seja, em breve vamos voltar aqui para entregar. É um projeto inovador que busca dar atendimento às pessoas mais idosas e em vulnerabilidade social”, afirmou o Secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary.
Para que o projeto fosse executado, a Prefeitura doou o terreno e a Secretaria de Estado da Habitação e a CDHU investem em conjunto na construção das unidades habitacionais. Após a finalização da obra, a gestão é da Prefeitura de Bragança e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
“Esse projeto de habitação para idosos é revolucionário. As pessoas vão ter aqui a sua casa, área de lazer e de convivência e vão poder desfrutar da amizade uma das outras. Este conjunto será entregue totalmente mobiliado para as 28 famílias que aqui irão morar”, afirmou Edmir Chedid.
O vice-prefeito Amauri Sodré também comentou sobre a visita do secretário Flávio Amary a Bragança. “O secretário sempre nos atendeu muito bem e disse que mais obras virão para a nossa cidade. Daqui alguns meses nós estaremos todos aqui para entregar as chaves das casas às famílias”, afirmou.