Em ação conjunta com a Associação Mata Ciliar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na quinta-feira (11), a soltura de duas aves Carcarás (Carcara Plancus), três Urubus (Coragyps atratus) e um Gambá de orelha branca (Didelphis Marsupicialis) ou Saruê, como é popularmente conhecido.
Os animais resgatados no município, foram encaminhados para a Associação Mata Ciliar que realizou os devidos cuidados para reinserção na natureza. A soltura foi realizada no Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz (Bosque das Araucárias), um local propício e adequado para a sobrevivência das espécies.
A Secretaria alerta que manter ou possuir animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização, configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Constantemente, a Secretaria do Meio Ambiente promove ações para proteção animal, bem como acompanha e realiza resgates em todo município, além de ações de fiscalização contínuas e orientações para não se capturar pássaros silvestres. Para denunciar quaisquer atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre, entrar em contato com o Meio Ambiente pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4034-6780.