Ainda que seja proibido a panfletagem de santinhos no dia das eleições, ainda se viu de alguns poucos candidatos jogados pelas ruas próximos a locais de votação.
De madrugada os santinhos foram jogados nas ruas. FOTOS Jonathan Alberti/GB
A GB flagrou na madrugada desse domingo a distribuição de santinhos próximo ao conhecido Colégio das Madres, um dos grandes locais de votação da cidade, candidatos a vereador como: Miguel Lopes, Marcus Valle, Clotilde Leme, Ricardo Bertin, Dr. Angela, Claudio Moreno, Paulo Mário, Dra. Ana do Samuvet, Camila Marino, Paulo Mario, Rivelino de Oliveira, Dr. Simone Lopes, Claudio Coxinha e Lia Paixão, foram os que a GB encontrou espalhados pelas ruas. Porém, hoje pela manhã muitos dos locais estavam limpos e pouco movimentados, como USF e a Escola Dr. Jorge Tibiriçá.
A distribuição de “santinhos” é uma prática comum nas eleições. Os infratores aproveitam o período da madrugada para espalhar o material pelas ruas das cidades, principalmente em áreas próximas a locais de votação. Com isso, tentam ganhar o voto de eleitores indecisos, que usam esses papéis distribuídos como “cola” para votar.
De acordo com a legislação eleitoral, é permitida a distribuição de “santinhos” ou outro material de campanha até a véspera da eleição. No dia da votação, no entanto, isso é proibido e configura crime de propaganda eleitoral irregular e possível crime ambiental. Os suspeitos podem receber penas como seis meses a um ano de detenção, um a quatro anos de reclusão, respectivamente, e multas.