“Resultado de eleição e mineração, só depois da apuração. ” (Provérbio mineiro)
FALTA UMA SEMANA
Faltando 9 dias para a eleição, o clima em Bragança não se altera nas ruas. Poucas bandeirolas, poucos carros adesivados, pouca publicidade. Os candidatos concentraram 90% da campanha na internet, o que pode ser uma faca de dois gumes. Bragança vive uma situação inusitada nos últimos 50 anos. Até por carência de novas lideranças que não se formaram, ou não tiveram oportunidade de aparecer, os tradicionais ainda dominam a preferência popular.
Os partidos políticos, desmoralizados que estão por causa dos escândalos nacionais, nada influenciam nos municípios onde esquerda e direita ficam restritas entre pequenos grupos de radicais.
O eleitor ainda tem opção de analisar a história política eleitoral e administrativa de Bragança e fazer sua escolha. Eleição é como jogo de futebol, embora com os mesmos jogadores, cada jogo é um jogo.
Enfim, dia 15 todos saberemos quem serão os vencedores, apesar de que a bola ainda vai rolar no tapetão da Justiça Eleitoral.
NA CAPITAL
Em São Paulo as pesquisas mostram que Bruno Covas (PSDB) poderá ser reeleito. Em todas simulações ele venceria em segundo turno sobre qualquer um de seus adversários mais cotados: Russomano (PSL), Boulos (Podemos) e Marcio França (PSB).
PESAR
Profundo pesar sentimos pela morte da nossa querida amiga e colega Ana Silvia, filha do inesquecível mestre jornalista William Cardoso e da Sra. Maria Antônia. Durante muitos anos Ana Silvia coordenou a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Descanse na Paz do Senhor.
PAUTANDO A IMPRENSA DA PREFEITURA
A Gazeta Bragantina parece que está pautando a assessoria de imprensa da Prefeitura. Várias demandas enviadas a diversas secretarias passam obrigatoriamente pela assessoria de imprensa que transforma em texto e distribui para todos os veículos. Ocorre que as demandas do jornal são pautadas pela redação para construir a próxima edição e quando a assessoria de imprensa distribui essas matérias a outros veículos dias antes da edição da GB, destrói todo o planejamento da redação e nos obriga, por profissionalismo e respeito ao leitor, fazer das tripas coração, em cima da hora, para não publicar notícia requentada que seria exclusiva da GB. Respeitamos as fontes e a recíproca deve ser verdadeira. Algo está errado.
ORÇAMENTO
Seja quem for o prefeito ungido das urnas, dia 15, vai ter pela frente um orçamento menor, uma administração que terá que ser mais enxuta e uma luta sem trégua atrás de recursos. Nessas horas é bom contar com um ou mais deputados a trabalhar pela cidade. 2021 pode não ser tão feito quanto pintam, mas que ninguém imagine um céu de brigadeiro.
SEM TÍTULO (I)
Para o exercício do direito ao voto, não se exige a apresentação do título eleitoral no dia do pleito, mas qualquer documento oficial de identificação com foto. Foi o que decidiu o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
SEM TÍTULO (II)
Como no Brasil tudo funciona na base do improviso e principalmente do ‘vale o que não está escrito”, fica a pergunta: para que serve o título de eleitor? Tem razão o José Simão, quando afirma que o ‘Brasil é o País da piada pronta’.
REFLEXÃO SALMO 46: 1 -11
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
6 Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)