O comércio já começa a se preparar para a principal data do ano, o Natal, e particularmente neste 2020 gera a expectativa de que lojistas consigam reverter ou pelo menos minimizar os prejuízos ao longo do ano, atípico por conta da pandemia do coronavírus.
As primeiras estimativas apontam para um volume de vendas 5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. No caso do shopping, o otimismo é maior, e acredita-se num incremento de 9% nas vendas por ocasião do Natal. O empreendimento destaca uma leve melhora para o comércio varejista por conta da inflação baixa e a injeção do 13º salário, o que aumenta o poder de compra dos consumidores.
Para atrair ainda mais os clientes, lojas e supermercados apostam em promoções e descontos, e já deram início à decoração de vitrines e setores específicos dentro dos estabelecimentos, através da interatividade e uso da tecnologia.
Os setores que devem merecer a preferência dos consumidores, pela ordem, são eletroeletrônicos, roupas, calçados, cosméticos e, claro, os brinquedos.
Ainda não houve anúncio oficial, mas as lojas deverão funcionar com horários especiais a partir da primeira semana de dezembro.
Outra questão importante para o público e os comerciantes, é observar os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades da Saúde, para que clientes e funcionários se sintam seguros nesse período de aglomerações.