A Arteris Fernão Dias deve atuar com cerca de 885 profissionais no trabalho operacional neste período de final de semana prolongado pelo feriado que vai até 2 de novembro. Entre as principais atividades da concessionária estão o monitoramento, inspeção, resgate veicular e atendimento pré-hospitalar na BR-381, entre Contagem e Guarulhos, trecho sobre a administração da concessionária.
Os trechos de maior atenção nesse período são os localizados nas extremidades entre Contagem e Itatiaiuçu e entre Guarulhos e Atibaia e segmentos com aclive e declive acentuados, como Serra de Igarapé e Serra da Canguava, entre Cambuí e Camanducaia.
Para esse período também não haverá obras com restrições de faixas programadas. No entanto, eventuais intervenções podem ocorrer em caso de emergência.
Para uma viagem mais tranquila os condutores devem evitar os horários de pico. Os horários de maior movimento na BR-381: Sábado, 31 de outubro: das 6h às 18h; Segunda-feira, 2 de novembro: das 9h às 23h;
Operação – A coordenação da operação é realizada a partir do Centro de Controle Operacional em Pouso Alegre-MG. De lá, são acionadas as viaturas no monitoramento e atendimento ao longo dos 562,1 km de rodovias administradas. Neste trecho, a Fernão Dias dispõe de viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias estrategicamente alocadas – tendo como referência as unidades SOS Usuários.
Serviço de atendimento – As condições de movimento no trecho administrado podem ser consultadas por meio do fone 0800 283 0381, site www.arteris.com.br/fernaodias e twitter @Arteris_AFD. Ao longo da rodovia, a concessionária disponibiliza 12 unidades SOS Usuário – com local adequado para pausa na viagem, banheiro, fraldário, água.
No trecho paulista, o SOS Usuário tem a base 02, no km. 22+200 em Bragança e a base 01 no km. 62,5 no posto Graal, em Mairiporã.