As primeiras renúncias à disputa para vereador nas Eleições 2020 de Bragança começaram a aparecer. Somente nos últimos cinco dias, quinta-feira (22) até ontem (26), quatro candidatos apareceram inaptos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: Bruno Sucesso (PSB – indeferido com recurso), Kelly Oliveira (PV – indeferida), Nego Munhoz (MDB – indeferido com recurso) e Rodrigo Agarra Azevedo (PV – indeferido com recurso).
Em situação diferente apareceram outros três postulantes, ou seja, renunciaram à candidatura: Clayton Fumaça (PSD), Édli Moraes Médica Veterinária (PDT) e Toninho Garcia (PSL).
Os partidos a que pertenciam, inscreveram nomes substitutos, no PDT Aline Zarur e pelo PV Dirce Guimarães aguardam a análise da justiça Eleitoral para o deferimento ou não de suas candidaturas.
O mesmo vale para os que foram indeferidos, dos quais três ainda tentam oficializar seus nomes através de recursos. Se as candidaturas das novas inscritas do PV e do PDT, não forem deferidas, os respectivos partidos terão que diminuir uma candidatura masculina no total da chapa, a menos que o percentual de mulheres já contasse com mais de 30%, exigido pela lei eleitoral.
Confirmando-se os indeferimentos e renúncias, Bragança, que antes tinha 407 candidatos, agora fica com 400 na disputa das 19 cadeiras da Câmara Municipal. Os nomes que aguardam julgamento da candidatura e caso possuam alguma irregularidade, podem ampliar o número dos chamados ‘fora do baile’.
Nas candidaturas ao Palácio Santo Agostinho, os quatro candidatos foram deferidos, dois deles com recurso.