Nova atualização realizada no Sistema Candex do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta aumento no número de candidatos a vereador em Bragança, com a soma de 415 nomes registrados para disputar as eleições municipais de novembro. Até o início da semana passada eram 407 postulantes.
O número de candidaturas este ano é 23,1% maior do que na eleição de 2016, que disputaram 337 nomes ao Legislativo. Com o total de registros, em 2020 a disputa será de quase 22 pessoas para cada uma das 19 cadeiras.
Mesmo com as mudanças nas regras, como o fim das coligações, quando os partidos podiam se unir para somar os votos necessários para chegar ao quociente eleitoral, esperava-se um número recorde de candidaturas, porém isso não se concretizou.
Mesmo assim, analistas enxergam que este ano haverá uma maior pulverização de votos, pois muitos daqueles que se coligavam ou deixaram a política de lado ou se tornaram candidatos.
Os partidos com maior número de postulantes às 19 vagas na Câmara, são aqueles que têm candidatos a prefeito: DEM, PTB e PSD.
Diante de um ano atípico, em que a pandemia pode levar a um número recorde de abstenção, principalmente entre os eleitores a partir dos 60 anos de idade, a projeção do quociente eleitoral fica prejudicada.
Se mantiver os índices registrados em 2016, a perda de votos (abstenções + brancos + nulos) pode passar dos 35%.
Mobilização – Nestes primeiros dias de campanha eleitoral os candidatos a prefeito estão aproveitando para iniciar contato com os eleitores e também para ampliar postagens na internet. Muitos também aproveitaram para reuniões com as equipes de campanha e os candidatos a vereador.
Com pouco tempo de propaganda, contar com o apoio dos candidatos a vereador pode ajudar a levar o nome dos postulantes ao Palácio Santo Agostinho até a população.
As chapas com mais candidatos são as que apoiam o atual prefeito, Jesus Chedid (DEM), o ex-prefeito Jango (PTB) e do vereador Basílio Zecchini (PSD). Embora a pandemia da Covid-19 recomende o cumprimento de protocolos sanitários, os candidatos realizam encontros, visitas domiciliares e reuniões com líderes comunitários.