Começa na próxima segunda-feira, 5, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Bragança, para imunizar as 8.500 crianças com idades de 1 a menores de 5 anos. A meta é vacinar 95% do público-alvo. O dia ‘D’ está previsto para 17 de outubro, em todas as unidades com sala de vacina. A previsão de término da campanha o dia 31.
Os adultos com idade até 58 anos que desejam tomar as vacinas devem procurar uma unidade de saúde durante a semana e verificar a necessidade de receber a dose.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda grave, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas, que pode provocar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Multivacinação – De 5 a 31 deste mês também ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A Multivacinação é uma estratégia do Programa Nacional de Imunização para atualizar a situação vacinal, em que as recomendações dos esquemas são elaboradas a partir de estudos que demonstram que as vacinas podem proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra doenças imunopreveníveis.
As vacinas – São 18 vacinas disponíveis para proteção de 18 doenças, na Campanha Multivacinação: BCG (protege contra a tuberculose); Rotavírus (combate agentes etiológicos que causam a diarreia); Poliomielite (protege contra a paralisia infantil); Pentavalente (protege contra a difteria, tétano e coqueluche); Hepatite A; Hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib);
Pneumocócica conjugada 10 valente; Meningocócica conjugada c; Meningo ACWY; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Influenza; Varicela e HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer anal, peniano e orofaringes.