Dono de uma campanha vexatória no Brasileirão, o Bragantino volta a campo hoje, às 19 horas, no Nabizão, para tentar a reabilitação diante de um Ceará animado. Das quatro equipes que conquistaram o acesso no ano passado, Bragantino e Coritiba tem resultados pífios. No caso da equipe de Bragança o problema é maior, depois de ter feito uma campanha brilhante sob o comando do técnico Antônio Carlos Zago.
Com uma vitória, quatro empates e cinco derrotas, e apenas 7 pontos em 30 disputados, a reação tem que começar já, antes que o tempo se torne o pior adversário.
A exemplo de todos os treinadores da era Red Bull, Maurício Barbieri também não divulga antecipadamente a escalação. Resta aos veículos de imprensa especularem sobre o provável time que entra em campo.
Com Edimar suspenso pelo terceiro cartão amarelo, de se imaginar que Luan Cândido será o substituto. Isso só não acontecerá se Barbieri improvisar alguém no setor, o que não é difícil de acontecer. No meio campo Matheus Jesus pode reaparecer na vaga de Lucas Evangelista.
Um provável onze para iniciar o jogo: Júlio César, Aderlan, Léo Ortiz, Léo Realpe e Luan Cândido; Ricardo Ryller, Raul e Lucas Evangelsita (Matheus Jesus); Artur, Alerrandro e Claudinho.
História – Bragantino e Ceará se enfrentaram 17 vezes, com 7 vitórias do Vozão, 4 do Massa Bruta e 5 empates. Os cearenses anotaram 23 gols e os bragantinos 18.
O primeiro e o último jogo entre ambos (1999 e 2016, registram o mesmo placar, mas uma vitória para cada lado: 2 x 0). Todos os confrontos foram pela Série B do Brasileiro.
No Marcelão (Nabizão) o Braga venceu três vezes e o Ceará duas. Em Fortaleza o então alvinegro das Pedras saiu de campo vitorioso apenas uma única vez. O técnico que mais dirigiu o Braga em confrontos contra o alvinegro cearense foi Marcelo Veiga.
Arbitragem – Um trio goiano vai dirigir o encontro de logo mais: Jefferson Ferreira de Moraes (árbitro), Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (auxiliares), Lucas Canetto Bellote (SP) será o quarto árbitro e Elmo Alves Rezende Cunha, também de Goiás, o árbitro de vídeo.
Rodada – Além de Bragantino e Ceara, hoje serão realizados mais dois encontros: Fortaleza x Internacional (19 horas, Arena Castelão) e Atlético-GO x Atlético-MG (21 horas, Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira).
Amanhã mais quatro jogos: Grêmio x Palmeiras (16 horas, Arena do Grêmio), Coritiba x Vasco (16 horas, Estádio Couto Pereira), Botafogo x Santos (18h15, Estádio Nilton Santos) e Sport x Fluminense (20h30, Estádio Ilha do Retiro).
A partida terá transmissão pelos canais Première.