“Sorte é o argumento do vagabundo pelo esforço que não fez”
Leandro Karnal, filósofo
CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS
O silêncio dos partidos políticos locais sugere muitas especulações com relação a eleição. As convenções partidárias previstas para ocorrer entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro, quando serão escolhidos os candidatos a prefeito, vice e vereadores ainda estão indefinidas. Os editais de chamamento deverão ser publicados no mesmo período. Até lá o silencio reina.
PRÉ-CANDIDATOS
Para prefeito e vice, a única candidatura certa, é do Democratas do prefeito Jesus que tentará o seu quinto mandato. Foi prefeito de 1993 /1996 de 2001 a 04. Se reelegeu em 2004 e em 2005 teve o mandato interrompido e cumpre agora o quarto (2017/2020) que se encerra em 31 de dezembro.
JUDICIALIZAÇÃO
Os partidos que se opõem ao Democratas, lançam balões de ensaio nas redes sociais, inclusive um deles já foi advertido pela justiça eleitoral por propaganda antecipada e teve que retirar do ar. Este já responderá um processo, dando o ponta pé inicial para uma possível judicialização da eleição deste ano em Bragança.
Outros possíveis pré – candidatos, que não vou citar nomes por enquanto, também tem problemas com a Justiça e com o Tribunal de Contas.
Obviamente tem nomes respeitáveis, mas tem também alguns cacarecos. Nada contra quem quer ser candidato, que aliá é um direito constitucional de todos aqueles que tem seus diretos políticos preservados Estima-se que tenhamos até seis candidatos a prefeito. Mas acredito, nenhum “espirito santo”, para quebrar a hegemonia do Democratas.
GARIMPANDO
Todos os partidos estão garimpando candidatos a vereador. E não está nada fácil cada partido conseguir 29 interessados, inclusive a quota obrigatória de candidatura feminina.
Somente o Democratas deverá lançar 190 candidatos e 40 candidaturas feminina. Lembrando que nesta eleição não haverá coligação para vereadores, somente para prefeito. Isso significa que vários partidos podem se unir em favor de candidatura majoritária (prefeito e vice), mas não podem se unir para vereador. O vereador será eleito com seus próprios votos e não terá soma da sobra de outros candidatos. Para se eleger terá que ser bom de voto mesmo.
Os mais votados, de cada partido que alcançar o quórum eleitoral, (grosseiramente estimado em sete ml votos) se elegem.
SEM CLIMA
Embora a eleição, que neste ano será dia 15 de novembro, esteja caminhando nos bastidores, na população ainda não há vestígio de clima pré – eleitoral. A Pandemia é a preocupação principal de todos. As perguntas que pipocam em tosos os cantos são as mesmas de sempre: Jesus será candidato a reeleição? Quem será o adversário de Jesus? A certeza mesmo das respostas, só teremos nas convenções dos partidos que ocorrerão até o dia 16 de setembro.
PELO EM OVO
Os vereadores da oposição ao prefeito estão procurando pelo em ovo. Talvez visando atrapalhar o andamento das grandes obras, como a rodovia perimetral, por exemplo, fazem questionamentos infantis na Câmara. Claro que a Câmara tem obrigação de fiscalizar os atos do Executivo, mas tenha paciência usem argumentos sólidos e questionamentos adultos. Alguns perguntam e eles mesmo respondem…coisa de vereador incompetente.
REFLEXÃO Salmos 40: 1 -17
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.
Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me querem mal.
Desolados sejam em pago da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.
Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.