A secretaria de Mobilidade Urbana informa à população que a velocidade máxima nas vias do município foi redefinida para 50 km/h, ou seja, as velocidades máximas permitidas dentro do município, serão 50 km/h ou menor, dependendo das condições de movimentação de pessoas no local, e de acordo com a sinalização implantada. O funcionamento dos equipamentos terá início já na segunda-feira, 06.
Essa medida segue uma tendência mundial de redução da velocidade de circulação dos veículos nos centros urbanos, visando a redução efetiva no número e na gravidade dos acidentes de trânsito e convivência mais harmônica entre os pedestres. Especialistas em engenharia, legislação e segurança de trânsito apontam que alguns dos fatores que contribuem para os altos índices de acidentes de trânsito, são a falta de fiscalização efetiva, o problemático sistema de aprendizagem para novos condutores, a desobediência à sinalização viária, além, é claro, do excesso de velocidade.
Mediante as novas alterações, foram instalados radares de fiscalização nas vias de maior movimento da cidade, sendo elas a Avenida dos Imigrantes nº 1387, com a velocidade máxima permitida de 50 km/h; Avenida Lindoia nº 561, velocidade máxima permitida de 50 km/h; Avenida Alberto Diniz nº 555, velocidade máxima permitida de 60 km/h. A Av. dos Imigrantes, sendo a via de maior movimentação, por interligar algumas regiões do município, também está com pintura asfáltica sinalizando a velocidade permitida. As demais vias também serão contempladas com a sinalização.
Além da verificação de velocidades dos veículos, a secretaria também se preocupou com os motoristas inadimplentes que, além de não respeitarem a velocidade, também ultrapassam sinais vermelhos e ocupam espaço da faixa de pedestres em locais inadequados. Os equipamentos que identificam as infrações foram instalados nos seguintes cruzamentos:
Av. José Gomes da Rocha Leal com a Rua Dr. Tosta; Av. dos Imigrantes com a Av. Ernesto Vaz de Lima e Av. dos Imigrantes com a Rua Felipe Siqueira.
FOTO:SECOM