A FRASE
Carlito Maia foi um publicitário, humanista, petista que nunca se filou ao partido, que criou expressões e palavras para destacar um acontecimento, consagrados no Brasil. Por exemplo, Jovem Guarda, Ternurinha, Tremendão, É uma brasa, mora; “ Vim ao mundo a passeio, não em viagens de negócios. ” oPTei, Lula lá e sem medo de ser feliz.etc.
Talvez, por ironia do destino, a frase que abre a coluna é um resumo do que o PT e as esquerdas coligadas e os partidos de centro fizeram com o Brasil, nos últimos 30 anos.
E O BAILE SEGUE
Desta vez a fraude é contra a vida humana. Prefeitos, govenadores e outros políticos e empresários, estão envolvidos no roubo aos cofres públicos, superfaturamento de respiradores e insumos para combater o covid-19, enfim fraude. Que tipo de ser é esse que dificulta ou até impede a população, desviando dinheiro, de ter acesso a equipamentos e medicamentos para salvar vidas?
As vezes penso que esse tipo de crime deveria ser punido com prisão perpetua ou pena de morte. Canalhas!
CASO DITINHO
Os oportunistas de plantão não perderam tempo em tentar execrar o vereador Ditinho do Asilo, pelo ato falho ao exibir calcinha inadvertidamente durante sessão virtual da Câmara.
O vereador foi à Tribuna da Câmara, reconheceu o ato falho e pediu perdão para a sociedade e família. Mas o caso não termina aí. Agora está no Conselho de Ética da Câmara Municipal para ser analisado e possivelmente aplicar punição que, como expressei sábado passado em editorial de capa da GB, talvez não seja mais que uma advertência ou suspensão do exercício da função por algum tempo. Se assim for, será proporcional e razoável diante da mesma dose da gravidade do ato.
Não vejo o caso como os radicais raivosos que querem sua cassação, até porque o fato, apesar de ferir os conservadores e falsos puritanos, não enseja que seu mandato, conferido pelo povo, seja extirpado pela hipocrisia. A agravante é que o ato praticado foi durante uma sessão da Câmara.
O povo é soberano e poderá julgar o vereador nas urnas da eleição deste ano.
ADIAMENTO DA ELEIÇÃO
O Congresso promulgou na quinta feira,2, a proposta de emenda constitucional que adia a eleição de 4 de outubro para 15 de novembro, no primeiro turno e segundo turno em 29 de novembro, por causa da pandemia.
As convenções partidárias, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, passam para o período que vai de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo final para o registro de candidaturas, que acabaria em 15 de agosto, passou para 26 de setembro. Mas os partidos políticos, por sua vez, ficam autorizados a realizar, por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária, convenções ou reuniões para a escolha de candidatos e formalização de coligações, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A propaganda eleitoral terá início no dia 27 de setembro.
MANTO FALSO DA BENEMERENCIA
A Prefeitura anunciou nesta semana que as ruas do Green Park serão pavimentadas por causa de uma contrapartida dos loteadores do bairro Barollo e Piemonte, a empreendedora Caramaschi.
Na verdade, embora possa ser considerada contrapartida, o fato só se deu por uma ação enérgica da Prefeitura sobre os loteadores que fizeram uma manobra na aprovação dos dois empreendimenbtos para escapar de cumprir as leis municipais que regulam o assunto. Ou seja a empreendedora teria feito o EIV ( Estudo de Impacto de Vizinhança) e o RIV Relatoria de Impacto de Vizinhança) de uma área, depois dividiu em duas e não produziu EIV/RIV para os dois loteamentos. O fato foi denunciado pela GB na época, mas o governo municipal do PT(2013/2016) ignorou a denúncia. Uma manobra esperta.
O Green Park e imediações foram prejudicados pela falta, nesses últimos cinco anos, das benfeitorias que a Prefeitura anuncia agora.
VILA VERDE
Outro “crime” cometido pela administração do PT, foi a aprovação do loteamento Vila Verde promovido pela empresa Habitarte, imediato ao lixão da Embralixo. É uma área condenada “ad eternum” por ser um solo altamente poluído pelo lixo que gera chorume e mau cheiro insuportáveis, além das complicações sanitárias e maléficas ao ser humano. No caso o EIV/RIV pode ter sido fraudado ao omitir a existência do lixão em seus registros e na publicidade de venda dos lotes. A Habitarte tratou o lixão como aterro municipal, não como aterro sanitário(lixão) como de fato é. A prefeitura ,a Cetesb aceitaram.
A GB também denunciou o fato e a reportagem despertou interesses nos compradores dos lotes que acionaram a Justiça. A empresa a também não cumpriu a contrapartida do impacto de vizinhança e a Prefeitura, a partir de 2016 cobra na Justiça.
Esses dois fatos que envolvem o mesmo “modus operandi” das duas empresas envolvidas, serão abordados novamente em ampla reportagem que está sendo produzida pela GB.
Para encerrar dedico o salmo de hoje, que aborda a esperteza humana, aos protagonistas dos fatos relatados. O Salmo 52 é uma advertência ao homem que vive no pecado, e considera sua falta de integridade um sinal de esperteza, de inteligência. O “jeitinho brasileiro”, a enganação, a fraude, não devem trazer orgulho para ninguém, mas vergonha. …
REFLEXÃO
Salmos : 52- 1:9
A justiça e a bondade de Deus
. Escrita por Davi depois que Doegue, o edomita, foi encontrar-se com Saul e lhe contou que Davi tinha ido à casa de Abimeleque.
1-Homem poderoso, por que vocêse gaba da sua maldade? O amor de Deus dura para sempre.
2-Você faz planos para acabarcom os outros;a sua língua caluniadora corta tanto
como uma navalha afiada.
3-Você gosta mais do mal do que do bem e prefere a mentira em lugar da verdade.
4-Seu mentiroso,você gosta de ferir os outros com palavras!
5-Por isso, Deus acabará com você para sempre;ele o pegará e jogará para fora
da casa em que você mora.Deus o tirará do mundo dos vivos.
6-Os que obedecem a Deus verão issoe ficarão com medo;eles vão rir de você e dizer:
7-“Vejam um homem que não pedia a Deus que o protegesse.Ele só confiava
na sua grande riqueza e procurava segurança na sua própria maldade.”
8-Porém eu sou como uma oliveira verde,que cresce perto da casa de Deus;
eu confio no seu amor para sempre e sempre.
9-Ó Deus, eu sempre te louvarei pelo que tens feito; na presença dos que são fiéis a ti anunciarei que tu és bom.