Entre as medidas adotas pela Prefeitura Municipal de Bragança Paulista no enfrentamento do novo coronavirus, está a testagem dos profissionais da rede municipal de saúde, que somam 1500 pessoas. No primeiro momento, desde 23 de abril, 605 profissionais foram testados, sendo que em seis foram identificados anticorpos, representando 0,9%. O teste permite mostrar se o profissional teve o Covid-19 e já se recuperou, ou, se tem e está no período latente do vírus. Esse número, segundo informou a prefeitura, demonstra que os equipamentos de segurança utilizados pelos servidores são adequados e que a logística de atendimentos está correta.
Os testes são feitos após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome gripal, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. É importante ressaltar que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação da testagem para outros grupos depende da dinâmica da pandemia no Brasil e da capacidade operacional dos serviços de saúde, conforme aquisições e doações de testes.
Em seu último pronunciamento da semana ocorrido na manhã de quinta-feira, 30, a secretária municipal de saúde Marina de Oliveira, disse que desde o início da crise, 20 profissionais de saúde foram diagnosticados com a covid-19, 16 estão curados e 11 ainda estão em investigação.