Digna de honraria, a prisão de Rui Barbosa de Castro Dias Neto, de 24 anos, efetuada na noite desta quarta-feira, 29, pelo Pelotão Charlie do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, quebrou o tráfico bragantino e desabasteceu parte das “biqueiras” que vendem maconha. Foram apreendidos 33 tijolos de maconha, pesando ao todo 25 kg. Na abordagem, na cidade de Guarulhos, área do 5º BPM-M, Rui Barbosa confessou a prática delituosa e entregou a casa, no Henedina Cortez, onde estariam o estoque da “biqueira”. Lá, PMs do 34º BPM-I Batalhão de Polícia Militar do Interior, apreenderam mais 620 gramas de maconha e 617 gramas de cocaína.
A prisão de Rui Barbosa é um duro golpe no tráfico de drogas que age em Bragança e Região e na facção criminosa que comanda esta modalidade de crime. Este tipo de crime tem ligação direta com outros e não fomenta apenas o vício, mas também pequenos delitos como furtos, em sua maior parte cometidos por usuários para manter o vício e grandes crimes como roubos, que em sua maioria são cometidos para manter o prejuízo de apreensões como esta, sequestros, homicídios e até latrocínios (roubo seguido de morte).
A prisão – Durante patrulhamentos de praxe pela Avenida Educador Paulo Freire em Guarulhos, PMs do Pelotão Charlie do 5º BPM-M avistaram o veículo VW/Gol, prata, placas Mercosul QPP-6179, e notaram que o condutor demonstrou nervosismo ao ver a viatura. Diante da suspeita de que algum ato ilícito seria cometido, os policiais decidiram abordá-lo e ao indicar sinais sonoros e luminosos para a parada, o motorista saiu em alta velocidade. De pronto foi iniciada uma perseguição que durou cerca de 10 km, até o KM 87 da Rodovia Fernão Dias, onde foi feita a abordagem.
O condutor foi identificado como Rui Barbosa e com ele nada de ilícito foi encontrado. Em entrevista sobre o motivo da fuga, ele admitiu estar transportando grande quantidade de maconha no porta-malas do veículo. Ele ainda disse que comprou a droga na zona sul da capital, porém não soube falar de quem ou o local exato. Rui também confessou que a droga seria trazida para Bragança Paulista e fracionada para a venda. Ele relatou que pagou R$ 30 mil pelos tijolos e que depois de fracionada a droga renderia cerca de R$ 100 mil. Prontamente foi realizada a vistoria no veículo e encontrado no local indicado uma caixa contendo 33 tijolos de maconha pesando um total de 25 kg e no console do veículo foi apreendido um aparelho celular. O traficante disse ainda que realiza esse tipo de carreto costumeiramente e que vai toda a semana usando o mesmo carro para a capital buscar as drogas.
Drogas no Henedina- Rui Barbosa ainda revelou que em sua casa, no Henedina Cortez, haviam mais drogas armazenadas, parte já embaladas e parte para serem fracionadas, serviço que ele também confessou fazer.
De imediato, o Comando de Força Patrulha do 5º BPM-M entrou em contato com o Comando de Força Patrulha do 34º BPM-I informando o endereço por ele citado. No local os PMs do 34º Batalhão encontraram em uma caixa 250 papelotes de cocaína, pesando 285 gramas, seis porções brutas da mesma droga, pesando 332 gramas, dois tijolos de maconha pesando 620 gramas , duas balanças de precisão, uma faca e três aparelhos celular.
Diante dos fatos, Rui foi levado ao 73º Distrito Policial do Jaçanã, na capital paulista e autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à audiência de custódia.