O isolamento social de Bragança Paulista que no domingo, 19, era de 58%, e na terça-feira 21, (feriado Tiradentes) de 55%, caiu 8 pontos e está em 47 % desde quarta-feira, 22. Os dados atualizados até o início da tarde de ontem são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo. No Estado o percentual foi de 48% no mesmo período.
Em seu pronunciamento na manhã de ontem o Governador João Doria disse que se o isolamento não for mantido em mais de 50% as medidas de relaxamento da quarentena que devem entrar em vigor no dia 11 de maio, serão suspensas e a quarentena prorrogada. Em contrapartida o governador fez um elogio aos municípios do interior e litoral que conseguiram manter o índice entre 50 e 60% de isolamento, na região bragantina e circuito das águas entre as cidades que estão sendo monitoradas, apenas Amparo ficou acima dos 50%. Atibaia chegou a ter 60% de isolamento, mas nessa semana o índice caiu para 48%.
O poder executivo em Bragança em todos os pronunciamentos feitos diariamente através da Secretária Municipal de Saúde Marina de Oliveira, reforça a necessidade da população manter o isolamento social, principalmente de idosos e doentes crônicos. Com a relaxamento da população a demora para a volta da rotina pode ser ainda maior.
A expectativa é que o Governo do Estado após o anuncio do Plano São Paulo, que deve ser detalhado em 8 de maio, comece a relaxar a quarentena abrindo gradualmente o comércio, tomando as medidas necessárias para conter a transmissão do vírus, entre elas o uso obrigatório da máscara e as regras no distanciamento.
Segundo o Governo do Estado, a meta é atingir 70% de isolamento para controle da disseminação da COVID-19, mas admitiu no início da semana que se esse índice se manter entre 50 e 60% o resultado já seria bom.
Dados – A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. No momento, estão sendo monitoradas 104 cidades com mais de 70 mil habitantes.
As informações são aglutinadas e anônimas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.