Após ter o fevereiro mais chuvoso em 77 anos, a cidade de São Paulo está prestes a terminar um dos marços mais secos em décadas. Em 27 dias, pela medição automática do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – choveu 54,0 mm na região do Mirante de Santana, o que corresponde a apenas 25% da média de chuva normal para março. A estação meteorológica convencional acumulava 50,4 mm em 23 dias, quando parou de fazer as medições em função das recomendações para conter a expansão do novo coronavirus. Mas não choveu no período até o dia 27 de março. A medição convencional exige que uma pessoa faça a leitura e manutenção dos instrumentos.
Março mais seco em décadas – Nos registros históricos da estação meteorológica convencional, a última vez que choveu 100 mm ou menos em março no Mirante de Santana foi no de 2000, quando março teve 100,1 mm.
O último ano em que março teve efetivamente menos de 100 mm foi em 1997, com um total de 76,0 mm. Março de 1993 teve um acumulado de 92,5 mm.
O último março com acumulado em torno de 50 mm foi o de 1984, quando choveu apenas 54,0 mm nos 31 dias do mês.
Previsao fim de semana – Uma massa de ar seco predominou sobre o estado de São Paulo, mas o tempo vai mudar no fim de semana, é o que diz a previsão do Climatempo.
A temperatura está em elevação no estado, mas no fim de semana a temperatura ainda fica amena durante a noite e a madrugada. A tarde a temperatura sobe e faz calor.
O sol e o calor vão persistir no estado de São Paulo neste fim de semana. Áreas de instabilidade devem ganhar força sobre todo o estado no domingo.