A Secretaria Municipal de Saúde informou que devido a grande procura pela vacina de imunização contra a gripe, todas as 7.100 doses foram aplicadas nessa segunda-feira,23.
O serviço de vacinação será retomado na próxima quarta-feira, 25, pois o abastecimento ocorrerá nesta terça-feira, pelo Ministério da Saúde e Estado.
Ontem, a secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, informou que 25 pacientes estão sob investigação do COVID-19 em Bragança, cinco estão na UTI sendo que 4 em estado grave, 9 pacientes estão em leitos isolados na Santa Casa e os demais seguem em isolamento domiciliar. Com esses somam-se 30 casos registrados como suspeitos, sendo que 5 foram descartados. Ainda ontem foram notificados mais sete novos casos com pacientes na faixa etária de 14 a 66 anos.
Nenhum caso suspeito em Bragança foi confirmado pelo instituto Adolfo Lutz, laboratório responsável pelos exames. Dois pacientes faleceram em decorrência de doenças respiratórias, porém o exame para o COVID-19 ainda não foi confirmado.
Segundo Marina, os pacientes que apresentarem sintomas gripais devem se manter em isolamento familiar por 14 dias, inclusive os moradores da mesma residência. Só devem procurar atendimento médico os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios, como falta de ar e febre que não melhora com a medicação. As pessoas que tiverem sintomas leves de gripe devem permanecer em casa. Marina ainda informou que será disponibilizado à população um canal de atendimento via telefone 0800 para que as dúvidas possam ser esclarecidas, esse canal deve estar disponível ainda essa semana.
Vacinação – Quanto a vacinação da gripe, que começou hoje para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área de saúde continuará disponível nos 29 postos de saúde a partir de quarta-feira, 25. A secretária disse que já notificou o Estado, que é o responsável pela distribuição da vacina, para que enviasse mais doses, mas orientou que não é necessário correr aos postos, pois todos serão atendidos, a campanha seguirá até 9 de maio, quando acontecerá o dia D.
Com a determinação de manter o distanciamento social, algumas pessoas são atendidas em casa, também foram disponibilizados novos pontos de vacinação em lugares públicos para evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados como os postos, para isso é seguido um critério de fila de 1 metro de distância por pessoa. Lembrando que é necessário a apresentação de documento que comprove a idade e também dos profissionais da saúde.