A Secretaria Municipal de Educação emitiu nota em alerta para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes em idade escolar sobre os perigos do “Desafio da Rasteira”, que acabou viralizando por meio de vídeos em diversas escolas do Brasil.
A “brincadeira” acontece em trio, e a pessoa que está no meio é derrubada após pular, caindo de costas para o chão, recebendo grande impacto na cabeça e na coluna. Isso pode causar sérios danos à saúde como traumatismo craniano, paralisia e levar até a morte. “Na maioria das vezes as crianças e adolescentes que entram nessa “brincadeira” o fazem por ingenuidade, pois não tem noção do perigo que estão colocando o amigo, por isso a importância da Escola, pais ou responsáveis conversar com os alunos sobre esse assunto”, diz a nota.
Diversas campanhas estão sendo divulgadas pelo Brasil, e é importante os pais estarem por dentro para que orientem os filhos sobre o perigoso desafio, bem como a orientação de educadores e responsáveis. Acompanhar e informar sobre a gravidade pode prevenir a ocorrência de novas vítimas.