O BICHO VAI PEGAR
O deputado Edmir Chedid (DEM) que já propôs e liderou as CPIs da Máfia dos Combustíveis, do Detran e da Guerra Fiscal, requereu mais uma para investigar os contratos irregulares firmados entre o Poder Público e as entidades do terceiro setor, inclusive as Organizações Sociais (OS). A Assembleia Legislativa publicou na semana passada o ato criando a CPI.
A comissão de inquérito é baseada em um requerimento que o deputado Edmir apresentou na ALESP com o apoio de mais 38 parlamentares de vários partidos.
Segundo Edmir Chedid, somente na área da Saúde, as entidades do terceiro setor recebem quase R$ 6 bilhões por ano dos cofres estaduais – também há parcerias do gênero em diversas secretarias do governo do estado.
Para o deputado, muitas dessas organizações, para executar os serviços que oferecem ao Estado, subcontratam várias empresas, quase sempre à margem da lei, sem critérios claros, com contratos de teor bastante vago e pouca fiscalização. Isso abre brechas para irregularidades de todo tipo, incluindo favorecimento a determinados prestadores de serviços e desvio de recursos públicos, concluiu o parlamentar
Isso vai dar o que falar, porque pode espirrar em vários munícipios que operam com OS.
ACEITA QUE DÓI MENOS
A oposição que se pretende fazer ao governo Jesus Chedid /Amauri Sodré, composta pelos mesmos de sempre, estão irados. Não se conformam com o avanço da administração na recuperação da cidade que essa mesma oposição contribuiu muito para destruir entre 2008 e 2016. Dois governos, do PSDB (2008 a 2012) e do PT de 2013 a 2016,que a maioria da população só não esquece porque ainda há muito a recuperar pelos danos causados aos cofres públicos e a cidade.
A cada obra que avança, a cada recurso que o deputado Edmir consegue, esses franguinhos de jacá perdem o sono.
A reunião comunitária realizada no sábado passado no Bosque dos Eucaliptos, demonstrou objetivamente, com exposição de dados financeiros, de obras em todos os setores, da frota municipal que foi reposta depois de ter sido sucateada pelo governo do PT, o muito que se reconstruiu entre 2017 e 2019.
Esse ato de transparência administrativa e de transformação da cidade sucateada em cidade reconstruída, dilacerou os planos dos profetas que pregam o quanto pior, melhor.
Os que miram as urnas das eleições de outubro, puderam perceber que o trabalho em execução pelo prefeito tem que ser continuado pelo menos até 2022 para que a cidade seja totalmente reconstruída e, a partir daí, dar continuidade às obras mais complexas de ordenamento da mobilidade urbana e cunho social.
Então, os franguinhos de jacá, devem aceitar a transformação da cidade, porque dói menos.
MUDANÇAS DE PARTIDOS
Em março abre-se a janela para vereadores mudarem de partido. No atual quadro da composição da Câmara de Bragança, especula-se que pelo menos três deles reeleitos em 2016, possam mudar de sigla. O vereador Mario B.Silva, atualmente do Solidariedade (SDD), poderá ir para o Democratas (DEM), porém, consultado, disse que iria conversar com o deputado Paulinho da Força, líder do SDD, para ver que rumo tomar. A vereadora Fabiana Alessandri (PSD) também estaria propensa mudar de partido, mas também não sinalizou para onde vai. Nos bastidores dizem que para o DEM não vai de jeito nenhum. O vereador Bugalú, também no PSD, sinalizou que mudaria de partido, mas ainda não teria decidido, se vai ou se fica. Na verdade nem o PSD sabe para onde vai.
Os demais 16 não se manifestaram ainda.
PREFEITURÁVEIS
Acredita-se que até o final de março, quando os partidos estarão com quadros definidos, os pretensos candidatos a prefeito ficarão silentes. No meio desse silêncio estão também pendências na Justiça ou no Tribunal de Contas, que podem torná-los inelegíveis. Entre eles, José de Lima, Jango e Gustavo Sartori.
Na verdade a oposição, ao prefeito e ao DEM, espera que surja um “espirito santo” para enfrentar o candidato do partido liderado pelo prefeito Jesus e pelo deputado Edmir, com chance de vencer a eleição. Mas isso não passa de especulação de bastidores. Em eleição quase tudo é possível, inclusive surgir um “espirito santo”, até porque em época de muda, passarinho não canta.
JUDICIALIZAÇÃO
Com tantos nomes envolvidos em embates judiciais, o pleito em Bragança poderá ser conturbado já no período de registro de candidaturas, o que sinaliza que a Justiça Eleitoral em nossa cidade vai ter muito mais trabalho do que o da rotina em ano de eleição.
No meio desse tiroteio, o eleitor pode ficar desorientado. E, essa desorientação, poderá ser agravada pelas redes sociais dos “sem noção” que certamente despejarão uma montanha de bobagens para confundir o eleitor.
SEM CLIMA
Por mais que as Prefeituras e os órgão de comunicação se esforcem em criar um clima de carnaval no País, a cada ano que passa a festa perde motivação. A própria situação financeira do país, a crise, o desemprego colabora para o desanimo do folião.
Faltando uma semana para o início da maior manifestação do folclore nacional, ainda não se vislumbra no povo o clima de carnaval.
REFLEXÃO : SALMO 35: 1-28
1- Pleiteia, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim.
2-Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda.
3-Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
4-Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim tentam mal.
5-Sejam como a moinha perante o vento; o anjo do Senhor os faça fugir.
6-Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga.
7-Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma.
8-Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.
9-E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação.
10-Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele? Sim, o pobre e o necessitado daquele que o rouba.
11-Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma.
12-Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.
13-Portava-me como se ele fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe.
14-Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me, e não cessavam.
15-Com hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.
16-Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões.
17-Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.
18-Não se alegrem os meus inimigos de mim sem razão, nem acenem com os olhos aqueles que me odeiam sem causa.
19-Pois não falam de paz; antes projetam enganar os quietos da terra.
20-Abrem a boca de par em par contra mim, e dizem: Ah! Ah! os nossos olhos o viram.
21-Tu, Senhor, o tens visto, não te cales; Senhor, não te alongues de mim:
22-Desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu.
23-Julga-me segundo a tua justiça, Senhor Deus meu, e não deixes que se alegrem de mim.
24-Não digam em seus corações: Ah! alma nossa! Não digam: Nós o havemos devorado.
25-Envergonhem-se e confundam-se à uma os que se alegram com o meu mal; vistam-se de vergonha e de confusão os que se engrandecem contra mim.
26-Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O 27-27-Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.
28-E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.