A chuva que caiu nesta segunda-feria,10, na capital paulista, foi o segundo maior volume registrado em fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi registrado 114 milímetros de precipitação na estação do Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, o segundo maior volume de chuva para um mês de fevereiro em 77 anos. Diante dos transtornos causados pela forte chuva, a Defesa Civil recomendou que os paulistanos ficassem em casa.
Na capital paulista, a chuva mais forte começou no final da tarde do domingo e permaneceu firme nesta segunda-feira, 10. Considerando todos os meses do ano, este foi o oitavo maior acumulado em 24 horas de toda a história de medições do Inmet.
Na grande São Paulo, foi registrado volume de chuva de 145,8 milímetros em Barueri, grande São Paulo, maior volume de chuva desde 2013.
Transtornos – A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo suspendeu as aulas em 37 escolas, de um total de pouco mais de 5 mil unidades, em função das fortes chuvas. O conteúdo das aulas será reposto futuramente.
Na manhã de ontem, foram registrados, 85 pontos de alagamento, desses 66 intransitáveis.
Além da suspensão das aulas, diversos problemas foram relatados devido as chuvas, como alagamentos, queda de árvores e deslizamentos, de acordo com a CET a cidade chegou a ter 51km de congestionamento.
O CEAGESP -Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo-, emitiu um comunicado que os permissionários não tiveram condições de atender o abastecimento nesta segunda-feira, devido a inundação.
Houve uma grande perda de mercadoria e a enchente também bloqueou o trânsito no local, até o fechamento desta edição o prejuízo não havia sido contabilizado. Ainda segundo a nota, a cidade pode enfrentar problemas de abastecimento durante a semana por conta da enchente. As atividades do Ministério Público e de todos os Tribunais da capital paulista também foram suspensas nesta segunda-feira.
A tendência para os próximos dias, é que o tempo continue fechado e chuvoso, segundo o CGE hoje, os ventos afastam a frente fria para o litoral fluminense, porém, o céu ainda fica encoberto e com chuvisco ocasional na Grande São Paulo. A temperatura permanece em queda e a sensação será de frio.
Bragança Paulista – A Coordenadoria de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, informou à GB na tarde de ontem que durante as chuvas de sábado, 8, e segunda-feira, 10, não foram registrados alagamentos, deslizamentos ou queda de árvores. A média de chuva registrada no período nos bairros foi de 25,8 mm no Jardim Júlio Mesquita, 26,4 mm no Jd. São Miguel, 25,6 mm na Água Comprida, 24,2 no Lavapés e 19,0 mm no Jd. Cedro. A Defesa Civil de Bragança Paulista pode ser acionada pelo número 4035-6037, localizada na Rua Samuel Luchesi Filho, 42, Julio de Mesquita.