Os clubes que integram a Série A do Campeonato Paulista querem, juntos, unir esforços para que as mulheres compareçam aos estádios. A iniciativa veio depois que uma pesquisa do Datafolha apontou que apenas 14% do público que prestigia os jogos é formado por mulheres.
Segundo a Federação Paulista, o conceito do movimento é único no impacto social dacompetição deste ano, e ficou decidido que a cada temporada haverá um tema específico. Além da pesquisa do Datafolha (quantitativa), uma outra foi usada para o movimento, feita pelo Ibope/Repucom, qualitativa.
A iniciativa visa aumentar a presença feminina no futebol e o levantamento realizado em dezembro último levou em conta três perfis de mulheres: as que não frequentam estádio, as que vão eventualmente e aquelas assíduas. Um dos fatores que apareceram no trabalho de consulta revela que ‘estádio não é local adequado para mulheres’. Isso, por si só, é um complicador, aliado à falta de companhia e incentivo junto aos amigos, para frequência nos campos de futebol.
Medidas – Com o diagnóstico em mãos, a Federação Paulista e os clubes adotaram medidas para cativar o público feminino: – atendimento especial nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência e nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender as mulheres; – canal de comunicação exclusivo para que possam dar sugestões, criticar ou até mesmo denunciar crimes ou ofensas: elasnoestadio@fpf.org.br; – Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios
Ainda haverá o mapeamento de outras iniciativas que serão desdobradas ao longo do ano, para atender os anseios do público feminino e proporcionar uma experiência mais atraente às torcedoras.