O Projeto Nossa Energia, existente há quatro anos no município, beneficiou no ano passado mais de 70 clientes que foram cadastrados na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) e mais de 288 lâmpadas incandescentes ou florescentes foram substituídas por luminárias de LED.
As pessoas tiveram acesso a informações importantes que contribuem para que utilizem energia de forma eficiente, economizem e assim diminuam o valor da conta de energia no final do mês.
Segundo Thiago Peres de Oliveira, especialista em Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, a iniciativa também levou conhecimento para 488 alunos das escolas municipais e estaduais, por meio de 22 palestras e atividades que envolveram o uso dos experimentos existentes no caminhão da empresa,além de apresentações teatrais.
A TSEE é um benefício concedido para quem está com seus dados em dia no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, indígenas e quilombolas.
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento necessite o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica, ou ainda que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, também têm direito ao benefício.
A Tarifa Social dá descontos entre 10% e 65% na conta de luz, dependendo da faixa de consumo. Para quem consome até 30 kWh/mês, o desconto é de 65%. Para a faixa de consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto é de 40%. De 101 a 220 kWh/mês, o desconto é de 10%. Já quem consome mais de 220 kWh não tem direito ao desconto.