Balanço oficial só deve ser anunciado no dia 29 pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio) com todas as informações sobre volume e valor das vendas em função do Natal. Mas, avaliação preliminar revela que o volume de vendas teve um aumento de 5% no varejo em relação a 2018, no chamado comércio de rua.
Comerciantes trabalharam de olho em um percentual de crescimento de vendas maior que 5%, mas o balanço ainda não foi encerrado. A expectativa é que alcance 7%, com um tíquete médio de presentes em torno de R$ 125.
Geral – O Natal é a principal data comemorativa do varejo brasileiro e deve movimentar R$ 36,3 bilhões neste ano, em todo o país, especialmente com a entrada do 13º salário e as liberações de FGTS. Entre os segmentos do varejo que costumam apresentar maior movimentação estão supermercados e hipermercados, lojas de vestuário e estabelecimentos que atuam com artigos de uso pessoal e doméstico.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chegou a revisar de 4,8% para 5,2% a expectativa de crescimento do volume de vendas de Natal em 2019. Se confirmada a projeção, o setor vai registrar o maior avanço real das vendas natalinas desde 2012, quando houve o registro de 5% de aumento, aproximando-se do nível de vendas registrado antes da recessão.