O Verão começou exatamente à 1h19 de domingo (22). E, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTec/Inpe), a estação deverá ser marcada por chuvas intensas em todas as regiões do Estado de São Paulo e na região Sudeste ao País. Além disso, a passagem de frentes frias também deixará as temperaturas mais amenas em alguns dias.
De acordo com o Instituto, a expectativa para os próximos três meses é a de que haja mais precipitações do que nos anos anteriores, pois o El Niño está em fase neutra, ou seja, as águas do Oceano Pacífico apresentam temperaturas dentro da média e não deverão afetar a atmosfera. No entanto, um fenômeno chamado Modo Anular Sul promete estimular o avanço de frentes frias.
Paralelamente, a umidade da Amazônia canalizará nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e formará a Zona de Convergência do Atlântico Sul, deixando alguns dias nublados.
Ainda de acordo com o Inpe, as temperaturas deverão ficar um pouco mais amenas no decorrer da passagem das frentes frias, mas nas demais situações, a tendência é de dias quentes, como ocorre em todos os verões.
As chuvas desta estação prometem vir com bastante intensidade, provocando destruição.