Mais de 30 mil eleitores de Bragança correm o risco de ter o título de eleitor cancelado caso não façam o cadastro da biometria, que será obrigatória no pleito de 2020.
Levantamento feito pela GB, com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que 32.425 dos 129.167 eleitores ainda não foram registrar as impressões digitais – o que representa cerca de 25,1% do total de pessoas aptas a votar. O total de eleitores com biometria até ontem era de 96.742.
No plantão do último final de semana compareceram para regularizar o título 725 eleitores (320 no sábado e 405 no domingo).
A Justiça Eleitoral fixou prazo até o dia 19 para que o recadastramento seja realizado, sob pena de o título ser cancelado.
“Sem o documento, o eleitor não conseguirá emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, poderá ficar sem receber o salário. Além disso, não conseguirá obter empréstimos em bancos públicos nem se matricular em instituições de ensino, entre outros impedimentos”, explica o TSE.
Os eleitores terão ainda mas uma oportunidade de se cadastrarem antes do prazo final: o cartório local realiza o último plantão no sábado e domingo, 14 e 15, como forma de evitar longas filas nos dias que antecedem o encerramento. O sistema de digitais é obrigatório.
Serviço – Para realizar a atualização do cadastro, que além da coleta das impressões digitais inclui foto e assinatura, é preciso comparecer ao cartório eleitoral local. Os documentos necessários são: documento oficial com foto, comprovante de residência e o próprio título de eleitor, se tiver.
O Cartório da 27ª Zona Eleitoral fica na Rua Monsenhor Kohly, 190, e o da 298ª Zona Eleitoral na rua Santa Madalena, 65, ambos na região central.