º,

Dólar: R$ 4.147

Saúde

Vacina contra a gripe deve imunizar mais de 30 mil pessoas em Bragança


Publicado em 08/04/2019 16:01


 

A Campanha Nacional contra Influenza teve início dia 10 deste mês, em Bragança. O cronograma obedece ao calendário nacional, seguindo até o dia 31 de maio de 2019. O "Dia D" da vacinação está marcado para o dia 4 de maio. A campanha visa a reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas. 

Na cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é vacinar mais de 30 mil pessoas, o que corresponde a 90% de cada um que faz parte do grupo prioritário, formado por crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Segundo a Secretaria, a vacina é trivalente e protege contra três tipos de vírus. Ainda segundo a Pasta, o horário de vacinação será das 7h30 às 17h na zona urbana e das 7h30 às 15 horas na zona rural.

 Para ser imunizado, é preciso levar o cartão de vacinação. Profissionais da saúde devem apresentar também a carteira de registro profissional do conselho da categoria e, no caso dos professores, o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, até março deste ano já foram notificados 232 casos de Influenza e a morte de 50 pessoas no País. A circulação maior do vírus se encontra no Amazonas, onde foi preciso antecipar a vacinação para o dia 20 de março.

 

Voltar