º,

Dólar: R$ 3.7216

Saúde

SAMUVET começa a atuar na cidade


Publicado em 12/03/2019 10:43


 

 

Os serviços de resgate de animais feridos, doentes ou de rua, denominado Samuvet, começou a operar ontem, após homologação do veículo feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O serviço poderá ser acionado pelo telefone 11 94304-1312, que possibilita também contato via Whatsapp.

Na sexta-feira, 8, foi realizado um treinamento com a equipe de veterinários e auxiliares que atuarão no Abrigo Municipal e no veículo, para capacitá-los na atuação em resgates com atendimentos básico e avançado. O treinamento foi aplicado pelo Subtenente PM Cláudio Zago Junior, do Corpo de Bombeiros, Médico Veterinário Especialista em Ortopedia e Neurocirurgia e Neurologia e Mestre em Urgência e Emergência.

O Secretário do Meio Ambiente informou que atenderá os chamados em resgates de animais que estão doentes, feridos ou machucados nas ruas. “Cabe salientar à população que o serviço não atenderá animais com tutores em domicílio, trata-se de um serviço importantíssimo para aqueles animais que estão desemparados.” 

Com o propósito de reduzir as ocorrências de animais em situação de risco e de abandono e o número de animais abrigados, a Prefeitura considerou importante desenvolver um programa continuado de educação ambiental que combata fortemente as raízes do problema - o abandonador - e realizar uma constante política de incentivo à posse responsável.

Outro aspecto importante é o programa de esterilização de cães e gatos do município, por meio da castração, como forma efetiva de controle populacional. Um outro veículo, o Castramóvel, deve realizar 2.500 castrações ao longo de um ano, mas que pode chegar a 2.800 em dezembro próximo.

A Prefeitura investe nesse serviço R$ 357 mil e atende prioritariamente animais em situação de rua e famílias de baixa renda em diversos bairros, inclusive na Zona Rural.

 

Foto: DIMP

 

Legenda

 

Voltar