º,

Dólar: R$ 4.161

Saúde

Calor abre temporada de escorpiões na cidade


Publicado em 19/11/2019 11:30


 

 

A chegada do calor forte, com altas temperaturas e volume maior de chuvas é prenúncio de problemas com insetos e animais peçonhentos.

Além de baratas, besouros e mosquitos que se proliferam em toda parte, alguns bairros da cidade, inclusive na Zona Norte, já têm registrado problemas envolvendo aranhas e escorpiões, que desentocam em busca de alimento.

Os bairros com maiores concentrações de acidentes com escorpião são Centro, Planejada I e o bairro rural Mãe dos Homens. De julho a setembro último, a Secretaria de Saúde registrou 19 casos, no total são 69, contra 97 do ano passado.

Apesar da redução, a população deve manter quintais limpos e livres de entulhos que possam servir de moradia para animais peçonhentos.  Dentro de casa, é preciso tomar cuidado com caixas, tapetes, roupas e calçados. A cama deve ser afastada da parede e os lençóis não devem tocar o chão. Ralos devem permanecer tampados, quando não estiverem sendo usados, assim como frestas de portas. São cuidados básicos e dedetização também é uma boa estratégia para matar e espantar baratas e aracnídeos.

Em caso de acidentes a pessoa deve limpar o local da picada com água e sabão e procurar, imediatamente, orientação médica no Hospital Universitário São Francisco. O telefone da Divisão de Vigilância Epidemiológica é (11) 4034-4144.

 

Voltar