º,

Dólar: R$ 4.183

Regional

TURISMO: Setor no Estado cresce 2,1% em comparação a 2018


Publicado em 06/08/2019 08:48


 

A Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Estado de São Paulo está entre as 11 unidades federativas responsáveis pela contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico nacional; a pesquisa aponta que as atividades no setor cresceram 5,1% em maio na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o deputado Edmir Chedid, incentivador do turismo, o ín-dice que mede o volume de atividades do setor apresentou esta expansão impul-sionado principalmente pelo aumento da receita dos hotéis e das empresas de locação de automóveis. “O resultado registrado em maio representa ainda uma alta de 1,6% em relação a abril deste ano”, completou.
O parlamentar explicou que, em nível regional, apenas uma das 12 unida-des federativas onde os números são apurados não acompanhou o movimento de alta em maio. “Apenas o Estado do Paraná registrou baixa (-1,2%), segundo a pesquisa. As outras 11 unidades federativas registraram alta: Ceará (7,5%), Bahia (5,1%), Minas Gerais (3,3%) Rio de Janeiro (2,1%) e São Paulo (2,1%)”, afirmou.
No acumulado do ano, as atividades turísticas cresceram 3,2% em relação ao mesmo período de 2018, impactadas, sobretudo, pelos serviços de hotéis, lo-cação de automóveis e serviços de catering, bufê e outros do segmento de comi-da preparada. “Por outro lado, o principal impacto negativo revelado nesta pes-quisa do IBGE veio do segmento de transporte aéreo de passageiros (3,5%)”, res-saltou.
Na ocasião, Edmir Chedid lembrou que, quanto ao volume geral de servi-ços no país, houve avanço de 4,8% em maio na comparação com o mesmo perío-do do ano passado - taxa mais elevada desde fevereiro de 2014 (7,0%). “O núme-ro consolidado dos últimos 12 meses teve o melhor resultado desde janeiro de 2015 (1,8%), ao avançar de 0,4%, em abril, para 1,1%, no mês seguinte”, finali-zou.

 

 

 

Voltar