º,

Dólar: R$ 3.7569

Politica

Prefeito encaminha à Câmara projeto sobre Gabinete de Gestão Integrada


Publicado em 27/02/2019 12:23


 

O prefeito Jesus Chedid encaminhou à Câmara na sexta-feira, 22, projeto de lei que dispõe sobre a criação do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GCI), iniciativa que integra os planos de governo para a segurança pública de Bragança.

O chefe do Executivo enfatizou que restaurar a sensação de segurança na população é uma das tarefas dos governantes e a criação do GCI, as forças policiais e o poder público vão atuar de forma coesa no combate à criminalidade.  

A criação do GGI é uma das ações previstas no programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), lançado pelo Ministro da Justiça em 2007. Trata-se de um fórum executivo e deliberativo, com representantes de cada corporação, de modo que as forças de segurança tomem decisões conjuntas referentes ao atendimento das ocorrências e ao monitoramento do trabalho em todo o município.

O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

A efetivação do programa enseja que o município receba recursos da a esfera federal destinados ao seu financiamento, e adequa a política de segurança à agenda do Governo do Estado.

Protocolado na Câmara, o prefeito Jesus Chedid pediu aos vereadores que façam o projeto tramitar com celeridade para que os seus efeitos sejam colocados em prática. 

O GGI integra representantes do poder público e das diferentes forças de segurança pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Membros do Poder Judiciário e Membros do Ministério Público com atuação no Município, que se reúnem quinzenalmente e deliberam colegiadamente sobre as ações prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade.

 

Voltar