º,

Dólar: R$ 4.183

Politica

Deputado Edmir propõe pagamento do IPVA em 12 vezes no cartão


Publicado em 08/12/2018 12:48


O IPVA poderá ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito por todos os proprietários de veículos emplacados no Estado de São Paulo.

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) e foi aprovado na terça-feira, por unanimidade, pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa.

Atualmente, o imposto só pode ser pago à vista ou em três vezes, sem a opção do cartão. Segundo o deputado, o parcelamento maior do imposto reduzirá a pressão sobre o orçamento das famílias no início do ano. Além disso, contribuirá para a queda do índice de inadimplência do IPVA.

“A situação econômica dos brasileiros, que já é desfavorável devido aos baixos salários que não acompanham o elevado custo de vida, sofre maior agravo pela cobrança do IPVA e do IPTU no início do ano”, justifi cou Edmir Chedid no projeto.

“Todos esses fatores corroboram com a dificuldade financeira da população especialmente nesse período”, completou.

Endividamento- Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 53,3% das famílias brasileiras começaram o mês de janeiro de 2018 com alguma dívida.

“No início do ano registram-se os maiores índices de endividamento”, pontuou o deputado.

Ele lembrou ainda que o parcelamento do IPVA no cartão de crédito encontra amparo em uma resolução editada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no fim de 2017.

Tramitação- O projeto do deputado altera a lei 13.296/2008, que disciplina a cobrança do IPVA em todo o Estado.

Antes de passar pela Comissão de Transportes da Assembleia, ele já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. O texto ainda precisa do aval da Comissão  e Finanças e Orçamento antes de ser votado em plenário.

Voltar