º,

Dólar: R$ 4.1864

Meio Ambiente

Secretaria orienta população quanto à Arborização Urbana


Publicado em 02/04/2019 09:15


A arborização urbana é assunto importante, diretamente relacionada à qualidade de vida na cidade. A Secretaria do Meio Ambiente, para auxiliar a população, desenvolveu um instrumento com informações e regras para se arborizar a zona urbana.

Bragança tem cobertura vegetal de notável beleza paisagística e as áreas verdes desempenham relevante função ambiental, favorecem o equilíbrio climático, atuam contra as ilhas de calor, filtram a poluição do ar, protegem o solo, previnem enchentes, abrigam a fauna e trazem benefícios para a saúde humana.

 

Diante da expansão socioeconômica da cidade, planejar e manter a arborização urbana devem ser realizados com base nas limitações, peculiaridades e potencial de cada região. Fatores como dimensão da calçada, largura da rua, fluxo de veículos, presença de fiação elétrica, recuo das edificações, existência de placas de sinalização, pontos de ônibus, instalações subterrâneas, entre outros equipamentos urbanos, devem ser considerados antes de se realizar o plantio de uma árvore. Por isso, o Manual de Arborização Urbana traz orientações, normas e regras na formação de vegetação compatível com as diversas características do ambiente urbano.

A Secretaria do Meio Ambiente trabalha para preservar a biodiversidade, atender as demandas e promover condições para o pleno desenvolvimento e perpetuação das árvores da cidade. O Manual traz referências técnicas pertinentes para que a arborização seja implantada e conduzida de forma adequada e busca despertar a consciência de cada cidadão quanto ao seu papel no cenário ambiental de Bragança Paulista.

O Manual de Arborização Urbana traz os princípios básicos para o projeto da cidade, como se dá a escolha das espécies e a implantação da arborização nas vias públicas, a questão dos canteiros adequados e faixas permeáveis e regras gerais. Além disso, traz os métodos de plantio, desde a abertura e preparo da cova, plantio e revestimento do canteiro até os cuidados com a muda.

No material disponibilizado, também é possível encontrar informações sobre o manejo das árvores: irrigação, adubação, poda (poda técnica e de raiz), transplante, readequação de canteiros e faixas permeáveis, controle de pragas, doenças e remoção de vegetação parasita e supressão. Também elenca a legislação municipal sobre o tema.

O Manual de Arborização Urbana de Bragança está disponível para consulta e download no site da Prefeitura, no link:http://braganca.sp.gov.br/content.php?mid=60&unc=1537304434.

 

Voltar