º,

Dólar: R$ 4.1242

Meio Ambiente

Dia da água: Projetos em prol da conservação do meio ambiente acontecem na Região


Publicado em 22/03/2019 13:09


Projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, Consórcio PCJ e Sabesp promoveram eventos em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.

Hoje a Sabesp realiza palestra sobre educação ambiental e uso racional da água para 230 alunos das escolas da rede municipal de ensino, no auditório do colégio Instituto Educacional Coração de Jesus.

Acontecem também vivências de educação ambiental em sala de aula para 60 alunos, com distribuição de gibis. O objetivo do evento foi de conscientizar e disseminar sobre os fundamentos da educação ambiental e uso racional da água para o público alvo, composto por crianças, professores e coordenadores pedagógicos.

Na terça-feira, 19, o Consórcio PCJ lançou o projeto Gota d’Água 2019. Este ano, o tema escolhido “Desafio Água e Saneamento” teve o incremento de novos municípios participantes.

O Gota d’Água 2019 promoverá dez encontros regionais até o final de junho com início em abril, nas cidades de Amparo, Ribeirão Preto, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Sorocaba.

O objetivo desses encontros regionais é facilitar a participação dos municípios, evitandos grandes deslocamentos, já que o projeto neste ano acontecerá numa área bem maior, envolvendo quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê-Jacareí e Sorocaba Médio Tietê).

Semeando - Em Nazaré Paulista, em alusão ao Dia Mundial das Florestas, em 21 de março, e ao Dia Mundial da Água, o projeto ‘Semeando Água’ realizou o plantio de 200 mudas nativas da Mata Atlântica com alunos de escolas públicas, na região do Sistema Cantareira.

Cinco turmas da Escola Estadual Fabio Hacl Pínola, de Nazaré Paulista, conheceram ontem o viveiro do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, localizado na mesma cidade, que está entre as provedoras de água do Sistema Cantareira.

A ação busca mostrar aos alunos a relação entre floresta e água. Durante a visita os alunos terão a oportunidade de conhecer todas as etapas que envolvem a obtenção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

 

Voltar