º,

Dólar: R$ 4.147

Meio Ambiente

Deputado quer ampliação da Operação de Combate aos Maus-Tratos ao interior


Publicado em 05/02/2019 08:30


O deputado Edmir Chedid (DEM) defendeu nesta segunda-feira (04) a ampliação da Operação de Combate aos Maus-Tratos para os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina. As atividades, desenvolvidas pela Subsecretaria Estadual de Defesa dos Animais, também contam com o apoio da Polícia Militar Ambiental, bem como de transporte para socorro e veterinários.

“Esta atividade está sendo ampliada entre os 39 municípios que integram a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Por isso, defendi ao governo estadual a importância da atuação dessas patrulhas para os municípios do interior paulista, com destaque aos do Circuito das Águas e da Região Bragantina. Infelizmente, nós temos muitas denúncias de maus tratos para serem averiguadas”, completou.
O parlamentar explicou que as patrulhas começaram a funcionar em outubro do ano passado. Neste período, já atenderam presencialmente a 2.020 denúncias de maus-tratos, orientando os tutores em relação aos devidos cuidados com os animais. “O total de denúncias resultou na elaboração de 24 termos circunstanciados, no indiciamento de 24 pessoas e no resgate 50 cães e sete gatos”, disse.
Além do atendimento às ocorrências, profissionais estão preparados a orientar as demandas da comunidade por telefone. Para denunciar as situações de maus-tratos a cães e gatos, flagrantes de abandono, abuso físico, mental ou emocional, animais privados de água ou alimento, presos por correntes ou em locais muito pequenos, ligue para 0800-600-6428 (somente para a Grande São Paulo).
 
DEPA - As denúncias de maus tratos no interior poderão ser realizadas diretamente às polícias Civil (181) e Militar (190). Também é possível fazer qualquer denúncia à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Para isso, basta acessar www.ssp.sp.gov.br/depa e clicar em “Denunciar”, item que está localizado no canto inferior direito da tela.

Voltar