º,

Dólar: R$ 4.0476

Meio Ambiente

Consórcio PCJ lança campanha para armazenamento de água durante o verão


Publicado em 26/12/2018 11:26


O Consórcio PCJ lançou na sexta-feira, 21 a campanha para armazenamento de água com a apresentação da primeira área demonstrativa do Projeto “Piscinões Ecoló- gicos”, na Cidade de Limeira. O objetivo da campanha é fomentar nos municípios a necessidade de se armazenar água no período de chuvas mais acentuadas para os próximos meses e permitir a recarga do lençol freático, criando assim, uma reserva hídrica para o próximo perí- odo seco, que se iniciará em abril de 2019.

Essas ações permitirão ainda diminuir a dependência do Sistema Cantareira e ocasionar a recuperação dos reservatórios, que estão operando atualmente em 38% do volume útil (sem contar com a reserva técnica). A meta é que o Cantareira adentre no período seco com 60% do seu volume útil.

Piscinões Ecológicos - Os Piscinões Ecológicos constru- ídos em áreas livres permitem a percolação da água no solo e tem como principal fi nalidade promover a redução das ondas de pico da drenagem urbana, durante as fortes precipitações no período chuvoso, garantindo a retenção das águas e minimizando os efeitos das enchentes, ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático, atuando como uma “grande bacia de retenção”.

O local de implantação dos Piscinões Ecológicos poderá receber paisagismo, obras de infraestrutura e lazer, o que permitirá o seu uso como espaço público pela população, diferentemente do que ocorre com os piscinões convencionais construídos em grandes centros urbanos, no qual a comunidade muitas vezes se manifesta contra sua implantação.

Verão com El Niño - De acordo com o Portal Climatempo, este será um verão infl uenciado por um El Niño de fraca a moderada intensidade até o fi m de dezembro de 2018 e começo de 2019. A expectativa é de que o El Niño 2019 tenha características clássicas e que seja de curta duração, persistindo só mesmo nos meses de verão. O outono 2019 já não terá infl uência deste fenômeno.

De forma geral, a previsão climática aponta que a chuva de janeiro de 2019 será pró- xima da normalidade para o mês na maioria das áreas do país. O maior impacto do El Niño no verão 2019 será durante o mês de fevereiro que terá aumento do calor e redução da chuva. Em março a chuva retorna, mas ainda com infl uência do El Niño.

Voltar