º,

Dólar: R$ 3.8397

Esportes

Atletismo na Escola leva o esporte à rede de ensino municipal


Publicado em 08/06/2019 10:16


 

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Prefeitura apresentam o programa Atletismo na Escola. O objetivo é prover capacitação para professores, interação entre escola, cidade e CNDA, treinamento e competições para alunos e fazer isso chegar a 12 mil crianças em 24 escolas da rede municipal. O finalista olímpico Darlan Romani, do arremesso do peso, é o padrinho do programa.
O Atletismo na Escola será lançado na segunda-feira, 10, das 8h30 às 10h, com a presença de crianças das escolas da cidade na pista do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA).
A inserção do atletismo na grade curricular permitirá promover a cultura do esporte na cidade e tornar mais fácil a descoberta de talentos. A meta é levar o esporte para 24 escolas, abrangendo entre 12 mil e 14 mil crianças nas aulas de Educação Física, com capacitação de 100% dos professores (MiniAtletismo e curso continuado) e inserção na grade curricular de Educação Física.
A interação é outro ponto do programa que pretende permitir que as crianças tenham experiências ligadas ao esporte: atividades, Heróis do Atletismo e atletas irão às escolas, alunos e professores ao CNDA.
“Com essa parceria podemos promover a ocupação positiva das crianças por meio do atletismo, transformar Bragança na Capital do Atletismo, inserir a cultura do atletismo nas escolas da rede municipal de ensino da cidade e contribuir para a massificação do nosso esporte”, afirma Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, é parceira do projeto. Assim como o Instituto Sanderlei Parrela. Na parceria assinada com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista o objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade por meio de várias ações já em andamento.
Ainda estão contempladas a realização de competições que vão movimentar as escolas. Competições interclasses, organizadas pelos professores nas aulas de educação física, indicarão equipes campeãs para o Festival Escolar de Bragança Paulista no CNDA, que qualifica para uma final, em novembro.
Parte importante, o treinamento será desenvolvido em cinco polos de atletismo, escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, envolvendo 125 crianças, uma equipe de gestores e professores. As Escolas Municipais que vão receber os polos de treinamento são Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria, com aulas de atletismo duas vezes por semana.
As atividades dos polos de treinamento serão realizadas após as aulas, com apoio da Caixa e da CBAt, que uniformizará os integrantes dos núcleos. "Pretendo visitá-los sempre que der transmitindo todos os valores que o atletismo me ensinou”, afirma Darlan Romani, que vive em Bragança Paulista. "Vamos aumentar nossa base de atletas", acrescenta Sara Romani, mulher de Darlan e representante do Instituto Sanderlei Parrela, que vem atuando desde 2018 para também levar o atletismo às escolas.

Voltar