º,

Dólar: R$ 3.7569

Editorial

FAVAS CONTADAS


Publicado em 04/12/2018 10:31


 

 

Paulo Alberti Filho

É dada como favas contadas a reeleição da vereadora Beth Chedid (DEM) para a presidência da Câmara em sessão extraordinária convocada para amanhã, às 14 horas. Ao ser perguntada se iria concorrer para mais um mandato, a vereadora disse: “Estou à disposição do grupo”. Para bom entendedor pingo é letra.

Considerando que Beth fez um bom trabalho durante este mandato à frente do poder Legislativo e desenvolveu uma função política fielmente articulada com o grupo Chedid, a lógica é que seja reconduzida ao cargo.

Em situação remota de Beth não querer ir para a reeleição, o nome que supostamente inspira maior confiança dos líderes do Democratas, é o do vereador Tião do Fórum (DEM) que presidiu a Câmara durante os quatro anos do governo do PT.

Entretanto, eleição de Mesa de Câmara é resolvida aos 45 minutos do segundo tempo.

Embora não seja o caso, lembro que em 1979 o presidente era Caetano Piccioni e estava tudo acertado para cumprir segundo mandato. Numa reunião havida no gabinete da presidência, 10 minutos antes da votação, todos saíram abraçados e acertados para votar em Piccioni, que sorridente já comemorava a vitória. Porém, sem muita  discussão foi iniciada a votação. Para surpresa de todos que acreditaram no acordo feito 10 minutos antes, o eleito foi o vereador Carlos Spina. Caetano quase teve um infarto.

E assim é eleição de Mesa da Câmara.

Outro fator que é mais superstição do que coisa feita, é o fato de que vereador que pretende ser prefeito, foge de eleição de Mesa em mandato que coincide com eleição para o Executivo. Todos ex-presidentes que estavam no cargo e se candidataram a prefeito foram um desastre, muitos encerraram a carreira. O último ex-presidente da Câmara que se elegeu prefeito, foi José de Lima em 1972, portanto há 46 anos.

Folclore e história à parte, a eleição de amanhã é favas contadas, salvo se Beth não quiser ter o segundo mandato ou se a história se repetir.     

 

Voltar