º,

Dólar: R$ 3.8397

Cultura

Cafeicultores entregam propostas para resgatar a tradição do café no município


Publicado em 24/05/2019 17:06


Com o intuito de fomentar o turismo e o agronegócio no município, bem como resgatar a tradição do café, membros da Associação de Cafeicultores estiveram reunidos com o prefeito Jesus Chedid, vice Amauri Sodré e as secretárias Gislene Bueno (Agronegócios) e Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo). O encontro aconteceu terça-feira, 21.

Os representantes da Associação elencaram algumas propostas para resgatar a cultura/tradição do café como, por exemplo, transformar o cafeeiro na planta oficial da cidade, conseguir o registro de Indicação Geográfica (IG) e festa do café. Além disso, propuseram que o espaço situado entre a Rua Conselheiro Rodrigues Alves e José Guilherme, que ficará próximo ao Centro Cultural, seja destinado ao café bragantino, com uma cafeteria, mini fazenda e cafezal.

A Secretária de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Bueno, disse que a Associação foi criada com o objetivo de revitalizar a tradição cafeeira na região, e explicou que o registro na IG está avançando e que o café bragantino possui características únicas na região como clima, tipo de solo e localização.

“Somos o portal do Circuito das Águas, temos mais de 25 mil leitos, estamos à disposição dos cafeicultores no fomento turístico de Bragança. Queremos reviver a história da cidade, bem como traçar uma rota turística envolvendo o campo do bragantino, o Lago do Taboão e o Centro Cultural”, disse o Prefeito Jesus Chedid.

Representando a Associação dos Cafeicultores participaram do encontro José Oscar Ferreira – (Presidente), Joannes Roosdorp (Proprietário), Teresa Otondo (Secretária), Eliane Franco (Conselheira), Adalberto Rios (Produtor), José Roberto (Historiador), Vicente Correa (Gestor de Eventos), Antônio Carlos (Diretor Técnico) e Rodolfo Ricardo (Associado).

 

Voltar