º,

Dólar: R$ 4.183

Planejamento futuro e o poder do agora

A primeira técnica utilizada nos meus processos de coaching é o planejamento de curto, médio e longo prazo, uma vez que a necessidade de um profi ssional Coach ocorre quando há objetivos a serem atingidos.
Defi nimos por curto prazo de 1 a 3 anos, médio prazo de 3 a 5 e longo prazo de 5 a 20 anos, portanto subestimamos o que podemos fazer em 10 anos e superestimamos o que deveríamos fazer em 1 ano.
A palavra planejamento pode ser defi nida pelo ato ou efeito de planejar, criar um plano, organizar-se para obter algo, direcionar para otimizar recursos e controle para acompanhar a realização do plano.
O conceito de planejamento tem um caráter multidisciplinar, podendo ser mais específi co de acordo com o objetivo e a área escolhida, tais como:
-Planejamento econômico e fi nanceiro;
-Planejamento familiar;
-Planejamento estratégico, empresarial ou “plano de negócios”;
-Planejamento profi ssional e plano de carreira;
-Planejamento escolar, de ensino ou estudos;
-Planejamento físico funcional.
Todo planejamento tem como propósito direcionar de forma ordenada nossas ações, com a fi nalidade de controlar e prever os resultados futuros.
Mesmo sabendo que o planejamento é efi caz na conquista de objetivos, os principais empecilhos encontrados para sua efetivação são: Em primeiro lugar, a tendência natural de as pessoas se voltarem para a rotina/ execução anterior já conhecida, ao invés de uma escolha consciente sobre quais ações e prioridades do seu dia lhe aproximarão do resultado pretendido.
Em segundo lugar, o desânimo ou inconsistência do planejamento pela não conc r e t i z a ç ã o de 100% das metas.
E finalmente, mas não menos importante, a descrença na capacidade de realizar o planejamento que pode levar ao seu abandono total.
No clássico livro O Poder do Agora (“The Power of Now”) de Eckhart Tolle, atual até os dias de hoje apesar da publicação no ano de 2002 e considerado um dos maiores fenômenos da literatura espiritual, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, permanecendo em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times, destacamos a citação que geralmente o futuro é uma réplica do passado, já que nossos processamentos mentais são de 80% a 90% repetitivos e inúteis, mas, por conta de uma natureza frequentemente negativa, são também nocivos, causando uma perda signifi cativa de energia vital.
Ao analisarmos nossa mente, verifi camos como tal informação é verídica, o que significa que o passado e o futuro mesmo que planejado, não existem no momento presente, o que nos deixa livres de toda negatividade acusada pelo acúmulo de experiências negativas passadas e proje- ções no presente.
Todas as formas de medo, como, entre outras, o desconforto, a ansiedade, a tensão, o estresse, a preocupação são causadas por excesso de futuro e pouca presença, uma vez que ao vivenciarmos o presente com a sensação de pressão causada pela expectativa do resultado futuro, não estamos totalmente no presente, da mesma forma que todas as formas de incapacidade de perdão são causadas pelo excesso de passado, tais como a culpa, o arrependimento, a injustiça, a tristeza, a amargura e assim por diante.
O estado de consciência presente traz a capacidade de analisar e criticar os pensamentos, memórias passadas e expectativas futuras, proporcionando um estado de fl uidez presente, o que consequentemente nos remove da reprogramação mental automática de ter atitudes e emoções passadas, proporcionando um presente e futuro mais satisfatórios e intensos, com novos signifi cados, formas e entendimentos.
Planejar o futuro é importante para defi nição de foco e para o direcionamento de ações e recursos, e o poder do agora está na compreensão de que cada momento é único, perfeito e necessário.

 

Tatiana Sperendio - Administradora e Master Coach 

Voltar