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"A gratidão é a memória do coração".

Antístenes (445 a.C. - 365 a.C.) - filósofo grego considerado o fundador da filosofi a clínica.

Agradecer é contemplar e celebrar o que se tem e o que vem, seja espontaneamente ou seja com esforço.

A gratidão espontânea pode vir da gratuidade de um sorriso, da gentileza de um favor, do amor altruísta ou mesmo da compaixão com o próximo.

A gratidão com esforço vem do reconhecimento de que determinada meta ou objetivo foi conquistado por intermédio de foco, dedicação e concentração de recursos humanos, materiais e fi nanceiros, a exemplo do esporte, das artes e das empresas.

A importância da celebra- ção também foi citada por Charles Duhiggo no livro “O poder do hábito” como fator fundamental na construção de novos hábitos, já que a mesma está diretamente relacionada a recompensa por atitudes produtivas e bené- fi cas, que após celebração, registram a memória positiva que leva a repetição e a cria- ção do hábito.

Acreditamos que a gratidão, no tocante ao exercício e prática, pode ser desenvolvida através do foco, direcionamento e repetição. Já a gratidão quanto a emoção, envolve intensidade, frequência, duração e densidade.

Segundo Emmons (2016) que já estudou mais de dez mil pessoas com idades entre 8 e 80 anos, solicitando aos participantes – em vários estudos – que façam o diário da gratidão por três semanas, sobre quando estão na natureza, se alguém lhes ajudou, por estarem vivos, e os resultados são surpreendentes. Ele observou que se o foco é colocado no que está indo bem, tornando a pessoa mais otimista e capaz de dar mais ajuda os outros. Concluiu ainda que as pessoas que participaram do estudo tiveram três categorias de benefícios: os físicos, os psicológicos e os sociais.

Os benefícios físicos incluem sistema imunológico mais forte, diminuição das dores e sintomas em pessoas com doenças crônicas, melhora da pressão sanguínea, prática de atividades físicas, maiores cuidados com a saú- de, e melhor qualidade do sono

Os benefícios psicológicos incluem níveis mais altos de emoções positivas, sentindo- -se mais vivo e alerta, mais entusiasmado e atento, mais alegre, otimista e feliz em 25 por cento a mais com a utilização do diário.

Os benefícios sociais (ou nos relacionamentos) incluem ao fato da pessoa se tornar TRANSPORTE E MUDANÇA São Paulo - Grande São Paulo e Região 97524-1071 Dorival Rua Santa Catarina, 107 Parque dos Estados Bragança Paulista - SP 708 - Baú mais prestativa, começar a ajudar mais a outros, ter mais compaixão, perdoar mais, interagir mais com outros, além de aumentar sua autoconfi ança.

Segundo estudo de Bartlet e Destino no ano de 2005, as pessoas agradecidas acabam se tornando mais pró-sociais e mais altruístas.

Os benefícios sociais são importantes, uma vez que a gratidão é uma emoção social que fortalece as relações, envolve a percepção de que somos apoiados e reafi rmados por outros, mudando a natureza dos relacionamentos.

Diante de tantos benefí- cios devemos nos acostumar ao exercício da gratidão diariamente, relembrando três acontecimentos especiais ou diferentes que ocorrem no nosso dia, sejam planejados ou mesmo espontâneas.

A que ou a quem você é grato hoje?

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