º,

Dólar: R$ 4.1864

A BÍBLIA

 

Os evangélicos comemoram no segundo domingo do mês de dezembro o Dia da Bíblia. A comemoração se dá para valorizar a importância da Palavra de Deus, incentivando sua leitura. 

 

A Bíblia, enquanto livro, é uma coleção de livros menores, já que a palavra bíblia significa livros. São 66 ao todo. Desses, 39 compõem o Velho Testamento e 27 o Novo Testamento.

 

Apesar de a Bíblia ser um livro muito antigo, a sua mensagem é tão verdadeira e atual hoje, como no tempo em que foi escrita. Sua importância está no fato de ser a revelação de Deus aos homens. Isso a torna diferente de todos os demais livros já que Toda a Escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito, plenamente preparado para toda a boa obra.” - 2ª Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo 3:16 e 17.

 

A finalidade da Bíblia é revelar Deus aos homens. Ele se revela, santo como é, e mostra a pecaminosidade do ser humano. Então, Ele apresenta a salvação a toda à humanidade através da crença em Jesus Cristo.

 

Uma vez salvo, é necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Assim, a Bíblia, como um manual, cumpre sua segunda função: edificar o salvo para que cresça na comunhão com Deus e com os irmãos, além de orientar no relacionamento com as demais pessoas. Basta lembrar os Dez mandamentos (Êxodo 20:3 a 17), onde quatro dizem respeito ao relacinamento com Deus e seis às demais pessoas, irmãos ou não: 1- Não tenha outro Deus; 2- Não façam imagens... não as adore; 3- Não tome o nome de Deus em vão; 4- Santifique o dia do Senhor; 5- Honra teu pai e tua mãe; 6- Não mate; 7- Não adultere; 8- Não furte; 9- Não minta; 10- Não cobice.

 

Para tirar um melhor proveito da Bíblia, separe um horário e lugar para sua leitura e estudo. Observe esses princípios: 1- Leia procurando entender o contexto; 2- Procure escrever, com suas palavras o que leu, meditando no que aprendeu; 3- Procure destacar as palavras mais importantes da leitura e, em seguida, busque seu significado; 4- Faça uma aplicação pessoal e imediata da verdade contida na leitura; 5- Continue lendo e estudando sempre a Palavra de Deus.

 

Por fim, é bom saber que a Bíblia é viva porque fala de um Deus vivo “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito...  e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” – Epístola aos Hebreus 4:12.

 

 

 

Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas - Cd Planejada 2. prrogeriomachado@yahoo.com.br                 

 

 

Voltar