º,

Dólar: R$ 3.7216

Cidade

Projeto de lei reconhece Bragança como ‘Capital da Linguiça Artesanal’


Publicado em 09/04/2019 09:37


 

O deputado Edmir Chedid (DEM) apresentou projeto de lei que confere a Bragança Paulista o título de ‘Capital da Linguiça Artesanal’ no Estado. Segundo o parlamentar, o reconhecimento fortalecerá a produção local e estimulará o turismo gastronômico no município, movimentando a economia.

“A qualidade da linguiça artesanal de Bragança já é reconhecida por inúmeros especialistas. Com o título, ganhará uma divulgação ainda maior. Além disso, é um justo reconhecimento a um produto que faz parte da história e da identidade cultural do município”, disse Edmir Chedid.

Tramitação - O projeto será submetido às comissões permanentes da Assembleia antes da votação em plenário.

Paralelamente, tramita no Congresso Nacional uma proposta que confere à Bragança o título de “Capital Nacional da Linguiça Artesanal”.

O texto, apresentado pelo deputado federal Herculano Passos (MDB) por sugestão de Edmir Chedid, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, atualmente, aguarda análise no Senado.

Artesanal - A história da linguiça artesanal em Bragança teve início após a Segunda Guerra Mundial, quando a imigrante italiana Palmira Boldrini começou a fabricar o produto na cidade.

“Nas décadas de 20 e 30, bragantinos levavam o produto para outras cidades sob encomenda ou para presentear amigos. Com isso, a fama da linguiça cresceu”, lembrou Edmir Chedid.

O produto ganhou tamanha popularidade que estimulou a abertura de outras pequenas fábricas, contribuindo para a atividade econômica do município. Além disso, passou a fazer parte da identidade cultural do município.

“Cabe a esta Casa reconhecer a enorme importância da linguiça artesanal para o comércio, o turismo e a cultura de Bragança”, justificou o deputado.

A identificação da cidade com o produto é tanta que há nove anos Bragança realiza o Festival da Linguiça Artesanal. O evento reúne produtores da cidade e chega a atrair 40 mil pessoas por edição.

 

 

Voltar