º,

Dólar: R$ 3.9914

Cidade

Conferência de Planejamento Territorial, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente


Publicado em 15/04/2019 16:50


 

A segunda conferência de Revisão e Atualização do Plano Diretor aconteceu na terça-feira, 9, às 18h no Centro Comunitário da Universidade São Francisco.

Aproximadamente 155 pessoas colaboraram com esta etapa do processo, dentre eles membros do Concidade, Comdema, setor da indústria e construção civil, Coletivo Socioambiental e Ecocidadania Fesb.

Estiveram o secretário municipal de Planejamento e presidente da Comissão Especial do Executivo para a revisão do Plano Diretor, Marcelo Alexandre Soares da Silva, o secretário municipal do Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais e a promotora de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo Dra. Kelly Cristina Alvares Fedel.

Foram distribuídas cinco mesas para dois temas: Tema 1 - "Logística e Ocupação Territorial e a Mobilidade Urbana" e Tema 2 - "Planejamento Territorial e o Equilíbrio entre a ocupação urbana e seu suporte ambiental", nas quais pequenos grupos se dividiram para apresentar ideias e propostas para a cidade, sempre com a orientação de um professor da USF e um estagiário.

Das mesas que discutiram o Tema 1, como Criação de núcleos mistos em loteamentos; Diminuição da área institucional de loteamentos para criação de equipamentos de educação; Incentivo para manutenção e criação de ciclovias; Ciclovia que ligue a zona norte com a zona sul; Replanejamento das vias arteriais e bolsões de estacionamento; Transformar as três vias arteriais principais e torná-las expressas; Criação de diretrizes viárias baseadas nos estudos do Plano de Mobilidade para compatibilização do uso e ocupação do solo e segregação do tráfego de passagem; Zoneamento industrial para empresas se manterem na cidade.

Os assuntos discutidos do tema 2: Promover a educação ambiental quanto a coleta seletiva; elaboração do Plano de Resíduos Sólidos; ponto de descarte de irregular de grandes volumes e ecopontos; Limpeza do ribeirão Lavapés; Incentivo as cooperativas de reciclagem; Empreendimentos responsáveis pela destinação dos resíduos sólidos; Parque linear do Rio Jaguari; Análises regulares da água dos ribeirões; Fiscalização contra ligações irregulares de esgoto; Voltar a plantar mata ciliar; Incentivos a proprietários de terrenos com nascentes para preservação; Implantação de Usina de Compostagem; Recuperação de áreas APP; Desapropriação gradativa do Lavapés; Ampliação da faixa APP na área urbana.

Ao final, foi feita a leitura do material e a discussão dos assuntos e apresentação de todos os tópicos discutidos pelas mesas.

A próxima conferência terá como tema a Câmaras Temáticas de Cultura, Educação, Turismo e Esportes e acontece nesta segunda-feira, 15, das 18h30 às 21h30, no Centro Comunitário da Universidade São Francisco, localizado na Rua Renata Oliveira, s/n, Jardim São José.

Voltar