Dois atletas levaram o nome de Bragança Paulista ao lugar mais alto no pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo, realizado nesse final de semana em Embu das Artes. Fábio Aparecido Augusto, o Binhão, de 38 anos, levou a medalha de ouro na categoria superpesado, até 100kg, faixa branca máster, enquanto o pequeno Pierry Hideki Massunaga Dentello, de apenas 6 anos, foi campeão na categoria Mirim, meio-pesado, faixa branca. Além deles, outros 10 atletas foram medalhistas na competição: Iago Barros Flash (vice); Jefferson Silva (vice); Augusto Neto (vice); Pedrinho Almeida (Vice); Marcos Baianinho (vice); Thiago Rodrigues (Terceiro); Pietro chupetinha (Terceiro); Nicolas “Nick champ” (Terceiro); Gabriel do Santos (terceiro) e Pernambuco (terceiro). Eles são atletas do Centro de Treinamento Águia, no Matadouro, que sob a batuta do sensei Alê Moraes, participou da competição apresentando 15 atletas. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo – CBJJE.
Disciplina e família – Binhão visitou a redação da GB para falar sobre sua primeira vitória em uma competição nacional. Com 38 anos, o atleta tenta conciliar o trabalho de entregador, com os treinos e a família. Ele revelou à GB, que sua família o acompanha aos treinamentos. Tanto, que nos últimos três anos, a família trouxe três medalhas de ouro para casa. Em 2019, seu genro, Eduardo Serra, foi o campeão, em 2020, sua filha Stephanie Silva, e agora ele é quem traz a medalha para casa. Na disputa do Brasileiro, ele fez três lutas, venceu às semifinais por finalização e na grande final bateu o lutador paulistano Denis Ramos, por pontos.
Mas para chegar ao topo do pódio, o caminho não foi fácil, porém a disciplina ajudou o atleta a perder 5kg em pouco tempo para conseguir bater o peso para a competição. “O Jiu-jitsu traz muita disciplina para a vida de quem pratica. Disciplina para treino, alimentação, trato familiar, em tudo” disse.
Agora o atleta e toda a equipe do CT Águia, se preparam para o Campeonato Mundial, que ocorre em novembro, no Ibirapuera, na capital paulista.